domingo, 17 de julho de 2011

Cursos de formação e capacitação

Em breve estaremos postando a nossa agenda de cursos. Aguarde.

Curso de Formação de Coletores

Em novembro de 2010 foi realizado em Sorocaba, o I Curso de Formação de coletores de sementes florestais com a participação do Projeto ApoiAr, da Universidade de Sorocaba (UNISO) e da Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba.

O curso foi coordenado pelo Grupo SemeArte: semeando arte e ação que atua diretamente com comunidades e  no uso sustentável da semente como um produto florestal não madeireiro.

Seu objetivo foi iniciar um processo de formação de monitores de colheita de sementes florestais no âmbito da bacia dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Estiveram presentes 25 pessoas sendo capacitados 18 participantes.


O conteúdo do curso e as fotos podem ser acessadas clicando nos links.

Conheça mais


O Projeto de Assistência, Pesquisa, Organização e Incentivo à produção de sementes e mudAs florestais para a Restauração (Apoiar), do campus Sorocaba da UFSCar, está capacitando pequenos e médios agricultores, viveiristas, comunidades, organizações não governamentais (ONGs) e todas as pessoas que queiram se legalizar para a produção de sementes e mudas florestais. O objetivo da capacitação é fornecer o conhecimento necessário para que as mudas sejam produzidas de acordo com padrão de qualidade de material genético. Com a garantia dessa qualidade, espera-se melhorar o índice de sobrevivência dessas mudas e proporcionar o crescimento adequado das espécies.
Segundo a docente do campus Sorocaba Fátima Piña Rodrigues, a partir de 2013 passará a ser obrigatória a capacitação técnica de todos os colhedores de sementes e produtores de mudas no Brasil. "Quem não estiver dentro do padrão de qualidade, será impedido de comercializar suas mudas", destaca. A medida tem apoio legal com base no Decreto nº 5.153, que regulamenta a lei 10.711/2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas.
De acordo com Fátima, "é muito bom plantar uma árvore, mas é imprescindível garantir a qualidade dessa muda, para que a árvore plantada possa sobreviver e crescer", observa. Além dos cursos, o Projeto Apoiar implantará a Linha Verde, que dará atendimento e apoio aos produtores por meio da empresa junior EcoFlorestal Jr, do curso de Engenharia Florestal do campus Sorocaba.
O Projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o primeiro curso capacitou 18 pessoas, cujas atividades são desenvolvidas no âmbito da Bacia do rio Sorocaba e Médio Tietê. Para 2011, cinco novos cursos estão programados. Dois deles serão oferecidos para a capacitação dos responsáveis técnicos, que serão os biólogos e engenheiros agrônomos e florestais. Todo viveiro será obrigado por lei a ter um responsável técnico pelo padrão de qualidade. Um curso será destinado para analistas de sementes e mudas de espécies florestais, que trabalharão em laboratórios do Ministério da Agricultura, Pesquisa e Abastecimento (MAPA) e dois cursos serão destinados aos colhedores de sementes e produtores de mudas.
Interessados em se cadastrar para fazer os cursos de capacitação podem obter mais informações por meio do blog http://www.sementeflorestaltropical.blogspot.com ou pelo e-mail: projetoapoiar.ufscar@gmail.com .
Preparando para escalada com roldana

Nossa missão

Nossa missão é contribuir para a formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias para a produção legalizada de sementes e mudas de espécies florestais visando a restauração de áreas degradadas e implantação de sistemas agroflorestais.